
A casa, quinta e mata de Pindela é um conjunto arquitetónico e um complexo natural, que se situa na freguesia de S. Tiago da Cruz, no concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. Este conjunto de Pindela, com cerca de 80 hectares, foi em tempos considerado um lugar na dita freguesia “Pindela é um lugar da freguesia da Cruz, concelho de Vila Nova de Famalicão. E é neste lugar que fica a quinta solarenga de Pindela”. Porém, não é considerado um topónimo, mas um nome circunscrito ao designado agrupamento de casa, quinta e mata.
Este conjunto está classificado como Monumento de Interesse Público, pela Portaria nº740-DG/2012 (Diário da República, 2.a série, N.o 248, 2012).

A Casa de Pindela, exemplar de arquitetura senhorial minhota, foi fundada no séc. XVI, com acrescentos no século XVII, em 1661, com uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, edificada pelo 5º Morgado de Pindela, José Pinheiro Lobo; e no século XIX com uma torre ao estilo medieval, fruto da intervenção do 2º Visconde de Pindela, possui também um aqueduto que atravessa os terrenos. É composta por uma quinta, constituída por jardins de buxo, terrenos agrícolas e área de mata. A vegetação, inicialmente composta por pinheiro e outros espécies vulgares, foi enriquecida, no séc. XIX, pela ação do 14º Senhor e 3º Visconde de Pindela, João Afonso Simão Pinheiro Lobo da Figueira Machado de Melo e Almada, que introduziu diversos outras espécies, tais como: auracaria, cedrus, criptoméria, cupressus, pseudotsuga, sequóia, acer, plátanus, quercus, tília, magnólia e lodano.

O 2º Visconde de Pindela mandou ainda construir o segundo corpo lateral da casa, os portões brasonados, o fontanário do terreiro de entrada, da cavalariça e dos jardins; no interior são mandados fazer os tectos em castanho e colocar fogões de sala em todos os quartos e salas; a casa é ainda dotada de casas de banho e introduzido o sistema de canalização e aquecimento de água.
Este rico património entrou na posse da família, cerca do ano de 1492. A lista dos proprietários inicia-se com João Afonso do Prado, Escudeiro-Fidalgo de D. João I e de sua mulher Isabel Pinheiro, até 1992, em que é vendida à Sociedade Agrária da Casa de Pindela, Lda., estando ainda na atualidade na posse da mesma família.
Conhecer a Casa de Pindela
